Conteúdos:
Princípios de uma educação STEAM com atividades ao ar livre: Exploração do mundo físico e dos seres vivos que se encontram no exterior à sala de aula.
Fundamentação:
A curiosidade é um dos traços mais marcantes da infância e constitui a base do processo de aprendizagem. A educação pré-escolar deve, por isso, aproveitar e potenciar o interesse natural da criança pelo mundo que a rodeia, proporcionando-lhe oportunidades para explorar, questionar, experimentar e construir conhecimentos de forma ativa e significativa. Neste contexto, a área de "Conhecimento do Mundo", prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016), assume um papel essencial na promoção da literacia científica das crianças, através da realização de atividades de caráter lúdico, com forte componente experimental e investigativa. Tais atividades visam não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências mais amplas, entendidas como a mobilização de saberes, capacidades, atitudes e valores. Reconhece-se que, ao ingressar na educação pré-escolar, a criança traz consigo um conjunto de experiências, ideias e representações sobre o mundo natural e social, bem como sobre o uso e funcionalidade dos objetos e tecnologias do quotidiano. Cabe, assim, aos educadores criar contextos de aprendizagem ricos e desafiantes, que valorizem o conhecimento prévio da criança e estimulem a construção de novas aprendizagens. A criação de um Clube Ciência Viva na Educação Pré-Escolar surge como um espaço privilegiado de contacto com a ciência e a tecnologia, promovendo uma cultura de inovação, experimentação e partilha pedagógica. Este tipo de iniciativa potencia uma abordagem integrada e articulada da educação em ciências desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a qualidade das práticas educativas e para o desenvolvimento global das crianças. Neste sentido, a realização de uma Ação de Curta Duração (ACD) dirigida a docentes da educação pré-escolar justifica-se pela necessidade de proporcionar formação prática e contextualizada, que capacite os educadores para planear, implementar e refletir sobre experiências científicas adaptadas às características e interesses das crianças. Esta formação permitirá o contacto direto com um conjunto de atividades experimentais, baseadas em situações do quotidiano e promotoras do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia. A ACD tem ainda como finalidade fomentar a apropriação de estratégias pedagógicas centradas na criança e promotoras de aprendizagens significativas, com impacto real na qualidade da prática educativa. Ao mesmo tempo, reforça-se a importância do trabalho colaborativo entre profissionais e da articulação entre níveis de ensino, numa perspetiva de continuidade e coerência educativa. Assim, esta ação de formação responde à necessidade de investir na formação contínua dos educadores, promovendo uma abordagem atual e eficaz ao ensino das ciências na educação pré-escolar e contribuindo, deste modo, para a construção de uma base sólida de literacia científica desde os primeiros anos de vida.
Calendarização:
02/09/2025
Sessão 1- das 9.00 às 12.00h
Sessão 2- das 14.00 às 17.00
A certificação implica a participação/frequência das 6 horas da formação.
Destinatários: Apenas docentes do Grupo 100 do AE D.Pedro IV.
Duração | 6 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio |