701 | Desenvolvimento e Intervenção em Linguagem – foco na fonologia

13-12-2024

Conteúdos

1. Conceitos-chave sobre aquisição e desenvolvimento de linguagem (5 horas) – 2h Ensino Presencial (EP) e 3h Ensino à Distância (ED)

1.1. Definição de conceitos: interação, comunicação, linguagem, fala
1.2. Componentes da linguagem.
1.2.1. Fonologia
1.2.2. Semântica
1.2.3. Morfologia
1.2.4. Sintaxe
1.2.5. Pragmática
1.2.6. Relação entre os componentes linguísticos e entre estes e a comunicação e a interação
1.3. Competências metalinguísticas

2. Bases neurológicas da linguagem (5 horas) – 5h ED

2.1. Sistema nervoso central
2.2. Processamento da linguagem
2.3. Teoria da mente

3. Desenvolvimento da linguagem (5 horas) – 5h ED

3.1. Etapas de desenvolvimento da linguagem em todas as áreas
3.2. Desenvolvimento da literacia
3.2.1. O processo de leitura
3.2.2. O processo da escrita
3.2.3. Relação da literacia com a linguagem e fonologia
3.3. Desenvolvimento de linguagem e bilinguismo
4. Aquisição da linguagem e processo de promoção do desenvolvimento (5 horas) – 3h EP e 2h ED
4.1. Programas de Intervenção de Linguagem
4.2. Estratégias para a aquisição e desenvolvimento de linguagem – foco na fonologia
4.3. A importância do “brincar”
4.4. Atividades promotoras de desenvolvimento de linguagem – foco na fonologia
4.5. Planeamento de atividades promotoras do desenvolvimento da linguagem com foco na fonologia
5. Alterações da comunicação e linguagem (3 horas) – 3h ED

5.1. Sinais de alerta para despiste de problemas no desenvolvimento de linguagem
5.2. Diagnóstico de Perturbações Secundárias da Linguagem
5.3. Diagnóstico de Perturbações de Desenvolvimento da Linguagem
5.4. Diagnóstico de Perturbações dos Sons da Fala
5.5. Perturbação do Processamento Auditivo Central
5.6. Diagnóstico de Perturbação da Aprendizagem Específica
5.7. Dificuldades de leitura e escrita
6. Reflexão Final (2 horas) – 2h EP

Duração25 horas.
Dias de Duração14
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-132899/24