621 | Tutorias Autorregulatórias- o papel do digital no trabalho colaborativo – nível avançado

15-12-2024

Conteúdos

• Exposição dos conteúdos valorizando, sobretudo, o trabalho autónomo e cooperativo dos formandos.
• Diagnóstico e reflexão em grupo dos conteúdos trabalhados e implicações na sua prática de professores-tutores.
• Possibilidade de recurso a plataformas digitais: Padlet® - ePortfolio de aprendizagem - Plataforma para submissão de trabalhos propostos e autopropostos (trabalhos que o formando considere que acrescenta conteúdo da sua formação pessoal e dos colegas); Tricider®: - Plataforma para discussão de ideias online.

Módulo 1 – Apresentação do curso. Noção de Tutorias
1 Abordagem às tutorias como uma estratégia potenciadora de aprendizagens considerando a diferenciação pedagógica e a utilização de diferentes recursos em diferentes zonas de aprendizagem.

Módulo 2 – Criação de um Diário de Aprendizagem Tutorial.
2. Desenho e planificação de um Diário de Aprendizagem Tutorial colaborativo de acompanhamento ao processo de tutoria.

Módulo 3 – Pesquisa de recursos digitais.
3. Utilização de pesquisas orientadas na seleção de recursos digitais como suporte às tutorias.

Módulo 4 – Desenho de uma atividade de Tutoria
4. Desenho e construção de uma atividade de tutoria a ser realizada com os alunos.

Módulo 5 - Modelo pedagógico de Aprendizagem Invertida
5. Abordagem do cenário de inovação pedagógica de Aprendizagem Invertida, através da criação de um recurso com aplicação prática no projeto de tutorias.

Módulo 6 - Modelo pedagógico de Gamificação
6. Abordagem do cenário de inovação pedagógica de Gamificação, através da criação de um recurso com aplicação prática no projeto de tutorias.

Módulo 7 - Modelo pedagógico de Digital Storytelling
7. Abordagem do cenário de inovação pedagógica de Digital Storytelling, através da criação de um recurso com aplicação prática no projeto de tutorias.

Módulo 8 - Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia.
8. A avaliação e a aferição ao longo do processo de tutoria da aplicação dos recursos nos vários cenários de inovação pedagógica em tutorias autorregulatórias.

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-122789/24