516 | Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa

02-01-2025

Conteúdos

Módulo 0 - Introdução
Ecossistemas digitais de ensino e de aprendizagem.
Manuais digitais na educação: constrangimentos e potencialidades em projetos anteriores.
Módulo 1: Aprendizagem ativa
Conceito de aprendizagem ativa.
Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva.
Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa.
Métodos e estratégias de aprendizagem ativa.
Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar.
Exemplos práticos de aprendizagem ativa.
Módulo 2 - Avaliação para a melhoria das aprendizagens
Princípios da avaliação pedagógica.
Monitorização e acompanhamento das aprendizagens dos alunos.
Exemplos de práticas de avaliação pedagógica.
Módulo 3 - Portefólios digitais
Conceito de portefólio digital.
Potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar.
Conceção e implementação de portefólios digitais.
Avaliação de um portefólio digital.
Módulo 4: Conceção e implementação de atividades de aprendizagem ativa
Planificação de atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais.
Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa.
Partilha e colaboração entre pares - resolução de problemas e redefinição de estratégias.
Módulo 5: Apresentação e reflexão sobre a implementação
Autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido - guião de autorreflexão.
Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos.
Reflexão final sobre a ação de formação.

Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico-Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, nos termos do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “(…) as ações de formação de capacitação digital de professores no âmbito da Escola Digital, realizadas até à conclusão da execução do referido Plano de Transição Digital, e as ações de formação promovidas desde março de 2020 no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação para apoio ao planeamento e execução dos regimes misto e não presencial previstos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53 -D/2020, de 20 de julho, são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”

Duração50 horas.
Dias de Duração10
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126787/24