Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
• Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e
centrados no aluno (DUA)
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico
• O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que
resultados: exercícios práticos
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea c) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Relativos à educação inclusiva, com especial enfoque no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos n.ºos 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.
Duração | 50 horas. |
Dias de Duração | Entre 8 e 12, dependendo da turma. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-116234/22 |