509 | Educação Inclusiva – Da teoria à prática

16-12-2024

  1. Impacto das orientações políticas nas práticas pedagógicas:
    • A evolução da educação especial para a educação inclusiva;
    • O enquadramento legal da educação inclusiva em Portugal;
    • Intervenção multinível;
    • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão/ medidas de gestão curricular;
    • Elaboração, implementação e avaliação do RTP, PEI e PIT;
    • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
  2. Valorização da diversidade em sala de aula:
    • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem de todos os alunos - partilha de práticas;
    • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver com a especificidade do aluno;
    • Reflexão sobre casos práticos.
  3. Práticas Pedagógicas inclusivas:
    • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competência dos alunos;
    • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA);
    • Metodologias ativas de aprendizagem.
  4. Gestão da educação inclusiva:
    • Função e ação da EMAEI;
    • Organização e funcionamento das estruturas do CAA;
    • Sistema de Monitorização da Implementação da Educação Inclusiva em Portugal (OCDE, 2022).

Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea c) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Relativos à educação inclusiva, com especial enfoque no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos n.ºos 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125342/24