Organizado pelo ACeS da Póvoa de Varzim/Vila do Conde - UCC Póvoa de Varzim
O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) salienta que as “doenças orais são um problema de saúde pública devido ao impacto sobre a saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças e jovens, podendo interferir drasticamente com o seu crescimento” (PNPSO, 2019, p.9). O “III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais”, último estudo deste tipo publicado, verifica um aumento da escovagem diária dos dentes em crianças e jovens. Entre 2006 e 2013/14, as crianças com 6 anos que escovam pelo menos 1x/dia aumentou de 74% para 79%, as que escovam 2 ou mais vezes por dia de 50% para 53% e as que escovam à noite antes de deitar, foram as que apresentaram um aumento mais significativo, de 35% para 84%. Verificou-se ainda um aumento do nível de indivíduos livres de cáries, sendo que no grupo etário dos 6 anos, em 2000 existiam 33%, em 2006 51% e em 2013/14 54% o que se traduz na diminuição do índice cpod/CPOD de 3.56 (em 2000) para 1.65 (em 2013/14). Apesar desta aparente melhoria, este estudo (DGS, 2015) mostrou que 29,4% dos jovens com 12 anos de idade refere dificuldade para comer por problemas na cavidade oral, percentagem que vai crescendo até aos 18 anos e tem um aumento, mais drástico, na faixa etária dos 65 aos 74 anos (DGS, 2015). Posto isto, e no cumprimento do PNPSO, mostra-se prioritária a intervenção no âmbito da saúde oral nos mais jovens pois acredita-se que a aquisição de comportamentos de procura de saúde na infância influencia os comportamentos futuros.
1º Dia (3h)
• A teia - promoção de apresentação e de partilha de expetativas;
• Avaliação diagnóstica dos conhecimentos;
• Introduzir o tema;
• Apresentar a forma como vai ser dinamizada a sessão;
• Apresentar os objetivos específicos da sessão;
• Apresentar o Programa Nacional de Saúde Escolar 2015;
• Apresentar o Programa Nacional Promoção da Saúde Oral 2021-2025;
• Apresentar o projeto SOBE+ e a possibilidade de realizar a candidatura;
• Informar sobre a articulação com outros programas nacionais;
• Alertar para a importância da promoção da higiene oral ao longo da vida;
• Informar sobre o papel da Equipa de Saúde escolar;
• Informar sobre o fluxograma de articulação escola-saúde;
• A prevenção das Doenças Orais (cáries dentárias, mucosites, gengivites, etc.);
• A importância da aplicação de fluoretos em ambiente escolar;
• A intervenção preventiva nas idades-chave;
• Tratamento e Reabilitação oral;
• Os cheques-dentista;
• Os apoios disponíveis para o Diagnóstico;
• As especificidades da saúde oral nas crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais;
• Reflexão em grupo sobre dados da saúde oral;
• Relembrar os temas abordados na sessão;
• Propor elaboração de trabalho sobre atividades em contexto de turma no âmbito da saúde oral;
• Reflexão sobre o trabalho desenvolvido.
2º Dia (3h)
• Relembrar os temas abordados na sessão anterior;
• Reflexão sobre o trabalho desenvolvido;
• Descrever/instruir/treinar a Técnica de Escovagem;
• Descrever/instruir/treinar a Técnica de bochechos fluoretados;
• Preencher dos “Mapas de registo do PNPSO – Escovagem e Bochechos Fluoretados”;
• Simulação da dinamização de intervenções no âmbito da saúde oral para alunos (momento avaliativo);
• Entrega dos trabalhos escritos;
• Avaliação dos conhecimentos apreendidos;
• Reflexão em grupo sobre o trabalho desenvolvido;
• Partilha de motivações para este ano letivo;
• Esclarecimento de dúvidas.
Duração | 6 horas. |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Específica |
Acreditação | Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio |