733 | Contributos dos modelos multinível na Promoção da literacia emergente e da leitura

21-02-2025

Conteúdos

i. Princípios orientadores:
Modelo de Avaliação com Base no Currículo
Modelo de Resolução de Problemas
Prática Baseada na Evidência
Eixos orientadores da implementação do Modelo RtI (RTI, Fuchs & Fuchs, 2006).
Despiste Universal
Monitorização do progresso da aprendizagem
Sistema multinível de prevenção
Tomada de decisão com base nos dados
ii. Literacia
Conceito de Literacia Emergente (Whitehurst & Loningan, 1998)
Definição das componentes da literacia emergente
Caracterização de domínios preditores de leitura e escrita
Práticas baseadas em evidência no ensino da literacia
A articulação escola-família: envolvimento da família para o desenvolvimento de competências literárias
Aplicação de ferramentas das novas tecnologias no ensino da Literacia emergente
III. Aprendizagem da leitura
Modelo explicativos do processo de aprendizagem da leitura
Modelo dos quatro processadores (significado, ortográfico, contexto e fonológico)
Principais etapas do processo de aprendizagem de leitura: descodificação, precisão, velocidade, fluência e compreensão

Duração50 horas.
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-133921/25