CONTEÚDOS:
1. Conceito de Sobredotação e Altas Capacidades
• Definições, modelos teóricos (Renzulli, Gagné, Gardner).
• Diferença entre sobredotação, talento e precocidade.
2. Características dos alunos sobredotados
• Perfis diferenciados e sinais de identificação.
• Potencial vs. desempenho (underachievement).
3. Sobredotação na escola inclusiva
• Principais desafios e oportunidades.
• Medidas previstas na legislação portuguesa (DL n.º 54/2018, Portaria n.º 223-A/2018).
• Estratégias de diferenciação curricular e enriquecimento.
4. Práticas pedagógicas e exemplos de intervenção
• Projeto Pela Mão da Literatura, Vejo o Mundo... (partilha do Prof. André Matias).
• Programa PEDAIS da ANEIS: princípios e exemplos de atividades de enriquecimento.
CALENDARIZAÇÃO:
12-11-2025 - das 17:30 às 20:30
Duração | 3 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio |