668 | Articulação do ensino, da aprendizagem e da avaliação em Matemática

26-07-2024

Fase I - Apresentação, objetivos metodologia organização e planeamento da ação.
Ambientação à plataforma a utilizar
Leitura de documentos de referência:
Fórum -Tema: “Qual a filosofia de ensino e de avaliação presente na comunidade escolar em que atuamos?
Em que medida o Decreto-Lei nº54/2018 e Decreto-Lei nº55/2018 contribuíram para essa filosofia de ensino?”

Fase II - Desafios para o ensino da Matemática num currículo do século XXI
O papel da Matemática no currículo do século XXI e o Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Desafios ao ensino da Matemática.
Leitura coletiva do texto “Ato de fé ou conquista do conhecimento? Um episódio da vida de Joãozinho da Maré”, de Rodolpho Caniato.
Desenvolvimento profissional dos professore no currículo do século XXI.
Fórum -Tema: “Que conceções e conceitos da Avaliação Formativa foram desenvolvidos ao longo da trajetória académica do professor e vivenciados no exercício da docência?”

Fase III - Metodologias pedagógicas para o currículo do século XXI
Aprendizagens com base em investigação e em resolução de problemas: conceitos e exemplos a partir das Aprendizagens Essenciais.
Recursos para a aula de Matemática:
recursos digitais abertos e licenças Creative Commons.
Fórum- Tema: “Quais são os instrumentos e formas avaliativas utilizados pelos professores? Os instrumentos atendem às necessidades individuais?”

Fase IV. Avaliação formativa
Conceitos e fundamentos para um ensino-avaliação-aprendizagem.
Planificação de atividades e de recursos de aprendizagem para a aplicação de uma avaliação formativa; análise crítica dos recursos produzidos e da sua aplicação.
Fórum - Tema: “Os resultados da “avaliação” são satisfatórios e condizem com as expectativas da aprendizagem? Quais são os fatores impeditivos que dificultam a materialização da avaliação formativa na escola?”

Fase V. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina
Apresentação dos trabalhos finais dos formandos.
Breve análise/discussão dos trabalhos finais.
Avaliação da oficina de formação.
Elaboração da reflexão final e envio através da plataforma Microsoft Teams disponibilizada pelo Centro de Formação.

Duração50 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-123232/24