1.º Módulo – RED (3 horas)
Conceito de Recursos Educativos Digitais.
Critérios de análise de Recursos Educativos Digitais de acordo com as características que devem reunir para a sua utilização junto desta faixa etária.
2.º Módulo – Ensinar com tecnologias digitais (2 horas)
Metodologias de ensino com tecnologias digitais; condições necessárias para a sua implementação;Fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de cada comunidade educativa. Estratégias para os contornar ou valorizar.
3.º Módulo – Apresentação e exploração do Projeto REDs (7 horas)
Apresentação e exploração dos conteúdos do Projeto REDs, para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, se possível com a intervenção de um ou vários autores ou promotores do projeto.
Análise dos conteúdos do projeto;
4.º Módulo – Formar para refletir e criar (8 horas)
Estratégias para a construção de planos de aula/guiões e outros materiais para o 1.º ciclo, onde sejam usadas as TD e em particular os REDs do projeto;
Como delinear a implementar metodologias e estratégias que permitam a capacitação de professores do 1CEB para a utilização dos REDs, com os seus alunos, em contextos reais de aprendizagem;
5.º Módulo – Preparação da formação a implementar (5 horas)
Criar planos de formação, para uma ou várias oficinas, adequados à capacitação de docentes no uso pedagógico-didático de recursos educativos digitais.
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-126779/24 |