Conteúdos
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
- Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
- os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
- a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
- o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
- a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
- a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.
Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).
Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula
- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.
Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
- Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
- Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar
o processo de ensino.
- O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Os conteúdos deste curso de formação de professores visam o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a avaliação, no ensino à distância e sobre a avaliação no âmbito das prioridades e opções estruturantes previstas no Decreto-Lei nº 55/2018, de julho.
Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea c) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Relativos à educação inclusiva, com especial enfoque no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos n.ºos 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | Entre 8 e 9, dependendo da turma. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-124191/24 |