510 | A escola de competição e as práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

26-07-2024

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas

- Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
- os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
- a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
- o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
- a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
- a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.

Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas

- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).

Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula

- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.

Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem

- Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
- Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar
o processo de ensino.
- O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Os conteúdos deste curso de formação de professores visam o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a avaliação, no ensino à distância e sobre a avaliação no âmbito das prioridades e opções estruturantes previstas no Decreto-Lei nº 55/2018, de julho.

Duração25 horas.
Dias de Duração9
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-124191/24