Conteúdos
- Escola Inclusiva. /Abordagem ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
- Definição de Português Língua Não Materna. /Grupos de alunos de Português Língua Não Materna./ Medidas de acolhimento. /Medidas de escolarização. /Reflexão sobre a aplicabilidade de recursos digitais nas aulas de Português Língua Não Materna.
-Análise da legislação referente a alunos de Português Língua Não Materna. /Faqs – leitura e análise. /O Perfil do Professor de Português Língua Não Materna. /Reflexão sobre a potencialidade pedagógica da aplicação digital Plickers nas aulas de PLNM.
- A avaliação diagnóstica de PLNM. /Análise, em grupo, de teste um teste diagnóstico de posicionamento linguístico./ Análise de exames de PLNM produzidos pelo IAVE / Confronto com as Aprendizagens Essenciais de PLNM./ Os recursos digitais nas aulas de PLNM.
- Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. /Aprendizagens Essenciais de Português Língua Não Materna./ Padlet – trabalho prático de mobilização deste recurso digital ao serviço do PLNM. (3 horas)
- Análise em grupo do Portefólio Europeu de Línguas do 1.º Ciclo e do 2.º e 3.º Ciclos. /(Como se organiza? Qual a sua funcionalidade/aplicabilidade pedagógica?/ O que deveríamos atualizar?) / Elaboração de um mapa de conceitos.
- Como se ensina e se aprende uma nova língua. /Orientações Metodológicas. /Exemplificação de materiais.
-Apresentação dos trabalhos dos formandos./Avaliação da ação de formação e da formadora.
Duração | 25 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-125498/24 |