Ecossistema de Tecnologias Emergentes no desenvolvimento profissional do professor de matemática
No âmbito das atividades de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho, o doutorando, Alexandre David Torres, realizará uma oficina sobre a exploração de um ecossistema constituído por tecnologias emergentes com a finalidade de promover o desenvolvimento profissional de professores de matemática que ensinam 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Esta formação será dinamizada por atividades que potenciem a exploração de situações reais com interações, manipulações e conexões das inovações tecnológicas, como a inteligência artificial generativa, os ambientes virtuais de aprendizagem imersivos, a realidade virtual imersiva, a realidade aumentada e a robótica educativa como um ecossistema. Desta forma, a oficina de formação não só potenciará a ação profissional dos professores do século XXI, tendo como referência a aprendizagem dos alunos, como também proporcionará aos mesmos a oportunidade de se atualizarem e adquirirem competências essenciais para lidar com um ecossistema de tecnologias emergentes.
É crucial enfrentar os desafios da educação contemporânea, em que a integração dessas tecnologias permite aos professores criarem ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, em diferentes espaços e envolventes, ativando e intensificando positivamente o desempenho dos alunos. Com base nestes pressupostos, a formação visa capacitar os professores a explorar o potencial dessas tecnologias, alinhando-se ao ecossistema de Smart Education e promovendo deste modo o desenvolvimento profissional contínuo.
- Realização
Escola: Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches - Escola Básica Julio-Saúl Dias – Sala 25
- Regime: presencial
- Datas das sessões
15/04/2024 | 22/04/2024 | 29/04/2024 | 06/05/2024 | 13/05/2024 |
20/05/2024 | 27/05/2024 | 03/06/2024 | 11/06/2024 | 01/07/2024
- Horário das sessões: 18:30h
Duração das sessões: 2h30m
Duração | 50 horas. |
Dias de Duração | 10 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-123044/24 |