454 | Microsoft 365 - para Educação O ambiente de trabalho moderno no processo de ensino-aprendizagem digital

20-03-2024

Conteúdos da ação
Microsoft 365 – Visão Global (1 Hora)
Neste módulo são discutidas as principais aplicações do Microsoft 365 úteis para o desenvolvimento de trabalho de umprofessor, seja este trabalho realizado diretamente com alunos ou apenas back office administrativo.
Privacidade e Segurança (1 Hora)
Neste módulo são apresentadas as principais ferramentas associadas à proteção da entidade digital. É apresentada umaperspetiva de enquadramento legal e tecnológico das obrigações inerentes à profissão de professor. São tambémabordados princípios de design básico da organização online de uma escola e o seu relacionamento com asfuncionalidades proporcionadas pela Microsoft 365 numa visão sistémica que parte da definição global para aparticularidade da aprendizagem.
Apoio à Inclusão (1 Hora)
Neste módulo são apresentadas as principais ferramentas de suporte à inclusão no Microsoft Office 365. É dada especialatenção às ferramentas de apoio à leitura, concentração, bem como às ferramentas relacionadas com suporte à pessoacom deficiência. Estes conteúdos deverão estar presentes em permanência durante a execução da proposta de resoluçãodo tema problema.
Comunicar (2 Horas)
Esta categoria de conteúdos permite ao formando desenvolver competências nas área da utilização da comunicaçãosíncrona e assíncrona, num ambiente de segurança e privacidade, para colaboração com colegas ou efetiva lecionaçãocom alunos. É apresentada uma perspetiva de complementaridade adicional da formação presencial, para lá da formaçãoonline.
Criar e Colaborar (4 Horas)
Neste módulo são lecionadas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de processos de criação de conteúdos.Adicionalmente são abordados os processos de conteúdos pelos próprios alunos (ou em grupos de professores) queresultam de processos de partilha e de criação do próprio conhecimento.
Avaliar (4 Horas)
Neste módulo são apresentadas, sem qualquer enviesamento ideológico, as diferentes ferramentas e metodologiasdisponibilizadas para o desenvolvimento de processos de avaliação. Será dada uma especial atenção aos processos deavaliação formativa e ao fornecimento de feedback aos alunos, no sentido de garantir e aumentar o envolvimento dosalunos no seu próprio processo ensino-aprendizagem.
Desenvolvimento do Tema Problema (11 Horas)
Intercalado com o processo de aprendizagem, deverão ser reservadas horas de formação específica para odesenvolvimento suportado do problema individual proposto numa metodologia de trabalho projeto fortemente integradacom a realidade individual do formando.

Duração25 horas.
Dias de DuraçãoEntre 8 e 9, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-120771/23