ACD 440 | 'Bicho 7 Cabeças' - Literacia em Saúde Mental

20-03-2024

O Bicho 7 Cabeças é um programa criado pelo Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do IPP, com o objetivo de promover os níveis de literacia em saúde mental da população portuguesa, enquanto prioridade determinada nos sucessivos Planos Nacionais de Saúde Mental.

Enquadrado numa estratégia informativa, formativa e de capacitação do contacto com a problemática da saúde/doença mental, assente na mobilização de um conjunto de recursos interativos com uma linguagem ilustrativa e expressiva, pretende contribuir para a desconstrução da carga negativa, mitos e preconceitos frequentemente associados à doença mental e promover a compreensão dos fatores que podem influenciar a obtenção e manutenção duma boa saúde mental. Recorre à realidade virtual, de forma inovadora, para que seja criada empatia em todos os que frequentam esta formação, podendo experienciar alguns sintomas associados a estas patologias.

Serão abordados os seguintes conteúdos:

1) Caracterização do nível de estigma e literacia em saúde mental na população portuguesa;

2) Sinais de Alerta e sintomatologia associadas à saúde mental - estratégias de intervenção;

3) Programa Bicho 7 Cabeças: Demência; Bipolaridade; Ansiedade; Esquizofrenia; Hiperatividade; Depressão; Autismo.

4) Dependência do Digital - Sinais de Alerta e estratégias de intervenção.

Esta formação surge no âmbito de um projeto social do munícipio da Póvoa de Varzim, projeto AtivaMente do PAOITI - Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Dia 22/01/2024 - 18h às 21h

Duração3 horas.
Dias de Duração1
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
AcreditaçãoDespacho n.º 5741/2015 de 29 de maio