Um dos desafios das escolas prende-se ao ritmo frenético com que as crianças e jovens vivem na atualidade. A impulsividade caracteriza a atual geração, assim como as dificuldades que apresentam em lidar com a frustração, a raiva e o tédio. Em diversos contextos, estas características traduzem-se em comportamentos disruptivos, refletindo as dificuldades que as crianças e jovens evidenciam ao nível da capacidade de observação, distanciamento e reflexão. Os comportamentos podem variar na forma e/ou intensidade, mas acabam por interferir na qualidade das relações no contexto educativo e no contexto familiar, no processo de ensino-aprendizagem e no desempenho educativo dos envolvidos. Assim, esta curta ação pretende ser uma sensibilização para educadores e docentes, no que diz respeito à compreensão dos comportamentos, em específico dos comportamentos disruptivos, e de diferentes estratégias e técnicas disponíveis em contexto educativo, para dar resposta a estes desafios.
- Problemas de comportamento vs Perturbações de comportamento
- Modelos explicativos dos comportamentos diruptivos
- Estratégias e técnicas de gestão de comportamentos disruptivos
19 e 22 de junho de 2023
Sessões 1 e 2: 18:30 às 20:00 horas
Duração | 3 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Específica |
Acreditação | Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio |