ACD 409 | Gestão de comportamentos disruptivos em contexto escolar

03-11-2023

Um dos desafios das escolas prende-se ao ritmo frenético com que as crianças e jovens vivem na atualidade. A impulsividade caracteriza a atual geração, assim como as dificuldades que apresentam em lidar com a frustração, a raiva e o tédio. Em diversos contextos, estas características traduzem-se em comportamentos disruptivos, refletindo as dificuldades que as crianças e jovens evidenciam ao nível da capacidade de observação, distanciamento e reflexão. Os comportamentos podem variar na forma e/ou intensidade, mas acabam por interferir na qualidade das relações no contexto educativo e no contexto familiar, no processo de ensino-aprendizagem e no desempenho educativo dos envolvidos. Assim, esta curta ação pretende ser uma sensibilização para educadores e docentes, no que diz respeito à compreensão dos comportamentos, em específico dos comportamentos disruptivos, e de diferentes estratégias e técnicas disponíveis em contexto educativo, para dar resposta a estes desafios.

  1. Problemas de comportamento vs Perturbações de comportamento
  2. Modelos explicativos dos comportamentos diruptivos
  3. Estratégias e técnicas de gestão de comportamentos disruptivos

19 e 22 de junho de 2023

Sessões 1 e 2: 18:30 às 20:00 horas

Duração3 horas.
Dias de Duração2
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoDespacho n.º 5741/2015 de 29 de maio