Conteúdos
Sessões síncronas:
1. Definição, finalidades e princípios da avaliação (3h)
2. A avaliação centrada nas aprendizagens dos alunos (2h)
3. Modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e sumativa (2h)
4. Avaliação (estratégias e critérios de avaliação) versus classificação (2h)
5. Avaliação formativa: (4h)
5.1. Processos, estratégias, frequência, intervenientes
5.2. Métodos, técnicas e instrumentos
Sessões assíncronas:
6. Planificar, registar, analisar e ajustar as práticas docentes (4h)
7. Reflexão, em contexto, de processos de avaliação formativa (4h)
8. Enquadramento prático da Ação - Trabalho individual e/ou de grupo (3h)
8.1. Reequacionamento de metodologias e implicação / aplicação de instrumentos de trabalho
9. Autoavaliação metodológica / Avaliação da Ação (1h)
A duração da ação é de 25 horas online. A necessidade de investimento nesta aprendizagem ditará o número de horas que cada formando utilizará entre sessões.
NOTA: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico - Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea a) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Enquadrados no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, sobre desenvolvimento curricular, nas suas vertentes de planeamento, realização e avaliação das aprendizagens”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos números 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico - pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | 7 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-125818/24 |