Conteúdos
Sessões síncronas:
1. Problemática da relação pedagógica no espaço da sala de aula
1.1. Conceito de relação pedagógica
1.2. (Evolução) Da relação pedagógica imposta à relação pedagógica predominantemente interativa e autónoma
1.3. Condicionantes da relação pedagógica
1.4. Relação pedagógica baseada na autonomia
2. Gestão da sala de aula na construção da disciplina
2.1. Conceito(s): Disciplina/Indisciplina
2.2. Diferentes perspetivas da indisciplina: institucional e pedagógica
2.3. Perspetiva pedagógica da indisciplina, “classroom management” e competências de gestão de sala de aula
3. Modelos e estratégias de intervenção relacional em contexto educativo
3.1. Diferentes modelos de intervenção disciplinar
3.2. Competências relacionais
3.3. Papel do conflito na construção da relação educativa
3.4. Diferentes estratégias de resolução de conflitos: estratégias competitivas e colaborativas. Mediação de conflitos
3.5. Abordagem positiva ao conflito como estratégia de prevenção da indisciplina
Sessões assíncronas:
4. Enquadramento prático da Ação - Trabalho individual e/ou de grupo
4.1. Reequacionamento de metodologias e implicação/aplicação de instrumentos de trabalho
5. Autoavaliação metodológica / Avaliação da Ação
Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico - Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea a) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Enquadrados no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, sobre desenvolvimento curricular, nas suas vertentes de planeamento, realização e avaliação das aprendizagens”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos números 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico - pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | Entre 8 e 9, dependendo da turma. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-125837/24 |