Conteúdos
- Compreender o contexto histórico da imigração;
- Abordar as políticas nacionais de imigração;
- Enquadramento legal e institucional da imigração;
- Os fatores e tipos de migração, à luz da pirâmide de Maslow;
- O impacto da migração nos indivíduos deslocados (enfoque na infância e adolescência);
- O papel da sociedade e dos diversos profissionais no acolhimento de (crianças) imigrantes – a importância do trabalho sistémico (Teoria Bioecológica do Desenvolvimento de Brofenbrenner);
- O papel do/a mediador/a cultural (no contexto educativo);
- Os conceitos de sensibilidade cultural e competência cultural;
- O papel do contexto educativo na integração de alunos imigrantes;
- As competências de comunicação e relacionamento interpessoal no contacto com alunos imigrantes;
- Definição de estratégias para as boas práticas de inclusão.
Duração | 20 horas. |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Não docente |
Acreditação | DGAE/1288/2024 |