663 | Inovação pedagógica com recurso à gestão flexível do currículo (inclusão, desenvolvimento curricular, metodologias e domínios de autonomia curricular)

30-08-2024

Módulo 1 - Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação. Enquadramento das políticas educativas no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Enquadramento legal da Educação Inclusiva, considerando os seguintes aspetos: Cultura de Inclusão na Escola e Monitorização da Implementação da Educação Inclusiva.

Módulo 2 - Reflexão sobre os seguintes aspetos subjacentes à Cultura de Educação Inclusiva na Escola: valorização da diversidade e a promoção da equidade e da não discriminação no acesso ao currículo; personalização como resposta à heterogeneidade dos alunos; integração progressiva no currículo como ferramenta de inclusão e identificação de práticas organizacionais/linhas de atuação promotoras da equidade e inclusão. Elaboração de um roteiro de acolhimento para a inclusão de alunos que frequentaram sistemas educativos estrangeiros.

Módulo 3 - Reflexão sobre os seguintes aspetos subjacentes à Monitorização da Implementação da Educação Inclusiva: análise do Desenho de um Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal (versão abreviada), reflexão intra/entre pares sobre a aplicação prática do Sistema de Monitorização no contexto de cada AE/ENA, construção de um processo de monitorização em Educação Inclusiva para o AE/ENA e construção e reconstrução dos processos de monitorização e de implementação da Educação Inclusiva.

Módulo 4 - Reflexão sobre o potencial pedagógico dos Domínios de Articulação Curricular (DAC), enquadramento dos DAC nos referenciais da política educativa, compreensão dos processos de conceção, operacionalização e avaliação dos DAC, reflexão crítica sobre a importância do trabalho interdisciplinar e sobre a operacionalização de um DAC. Partilha do testemunho e práticas de alunos no âmbito dos DAC. Elaboração de um roteiro pedagógico de um DAC com recurso a ferramentas de inteligência artificial.

Módulo 5 – Reflexão sobre o potencial das metodologias ativas em comparação com o método clássico, utilizando recursos tecnológicos de forma eficaz, como resposta para atender à diversidade de alunos, potencializar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e promover a construção de conhecimento significativo. Fomentar o uso de estratégias de aprendizagem cooperativa, através de abordagens colaborativas e interativas, visando ao desenvolvimento de competências socioemocionais para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo e criar um plano de aula baseado nos princípios, características e tipologia de grupos da aprendizagem cooperativa.

Módulo 6 - Análise da legislação em vigor sobre a avaliação dos alunos. Reflexão sobre os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens, o conceito de avaliação pedagógica, procedimentos, técnicas e instrumentos de avaliação, o conceito de feedback (feed up, feedback e feed forward), a importância das tarefas pedagógicas, a avaliação criterial (as rubricas de avaliação). Análise de critérios de avaliação de disciplinas da UO, criação de critérios de avaliação por disciplina, conceção de rubricas de avaliação para tarefas de aprendizagem e desenvolvimento de uma prática de avaliação pedagógica. Avaliação do curso de formação e orientações para elaborar a reflexão crítica.

Duração50 horas.
Dias de Duração16
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-127025/24