616 | Microsoft 365 - para Educação O ambiente de trabalho moderno no processo de ensino-aprendizagem digital

17-12-2024

Conteúdos

Microsoft 365 – Visão Global (1 Hora)
Neste módulo são discutidas as principais aplicações do Microsoft 365 úteis para o desenvolvimento de trabalho de um professor, seja este trabalho realizado diretamente com alunos ou apenas back office administrativo.
Privacidade e Segurança (1 Hora)
Neste módulo são apresentadas as principais ferramentas associadas à proteção da entidade digital. É apresentada uma perspetiva de enquadramento legal e tecnológico das obrigações inerentes à profissão de professor. São também abordados princípios de design básico da organização online de uma escola e o seu relacionamento com as funcionalidades proporcionadas pela Microsoft 365 numa visão sistémica que parte da definição global para a particularidade da aprendizagem.
Apoio à Inclusão (1 Hora)
Neste módulo são apresentadas as principais ferramentas de suporte à inclusão no Microsoft Office 365. É dada especial atenção às ferramentas de apoio à leitura, concentração, bem como às ferramentas relacionadas com suporte à pessoa com deficiência. Estes conteúdos deverão estar presentes em permanência durante a execução da proposta de resolução do tema problema.
Comunicar (2 Horas)
Esta categoria de conteúdos permite ao formando desenvolver competências nas área da utilização da comunicação síncrona e assíncrona, num ambiente de segurança e privacidade, para colaboração com colegas ou efetiva lecionação com alunos. É apresentada uma perspetiva de complementaridade adicional da formação presencial, para lá da formação online.
Criar e Colaborar (4 Horas)
Neste módulo são lecionadas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de processos de criação de conteúdos. Adicionalmente são abordados os processos de conteúdos pelos próprios alunos (ou em grupos de professores) que resultam de processos de partilha e de criação do próprio conhecimento.
Avaliar (4 Horas)
Neste módulo são apresentadas, sem qualquer enviesamento ideológico, as diferentes ferramentas e metodologias disponibilizadas para o desenvolvimento de processos de avaliação. Será dada uma especial atenção aos processos de avaliação formativa e ao fornecimento de feedback aos alunos, no sentido de garantir e aumentar o envolvimento dos alunos no seu próprio processo ensino-aprendizagem.
Desenvolvimento do Tema Problema (11 Horas)
Intercalado com o processo de aprendizagem, deverão ser reservadas horas de formação específica para o desenvolvimento suportado do problema individual proposto numa metodologia de trabalho projeto fortemente integrada com a realidade individual do formando.

Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico-Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, nos termos do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “(…) as ações de formação de capacitação digital de professores no âmbito da Escola Digital, realizadas até à conclusão da execução do referido Plano de Transição Digital, e as ações de formação promovidas desde março de 2020 no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação para apoio ao planeamento e execução dos regimes misto e não presencial previstos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53 -D/2020, de 20 de julho, são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”

Duração25 horas.
Dias de Duração9
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-120771/23