507 | Metodologias e Estratégias Ativas de Aprendizagem na Sala de Aula

02-01-2025

Conteúdos da ação:

Módulo 1 – Metodologias de aprendizagens/estratégias ativas

  1. a) Aprendizagem Baseada em Projetos;
  2. b) Aprendizagem Baseada em Problemas;
  3. c) Aprendizagem por Investigação (inquiry);
  4. d) Sala Invertida (Flipped Classroom).

Módulo 2 – Projetos nacionais e internacionais

  1. a) Atividades de aprendizagem ativa com a biblioteca escolar (RBE)
  2. b) eTwinning
  3. c) SeguraNet
  4. d) Clube Ciência Viva na Escola

Módulo 3 – Metodologia de Aprendizagem Baseada em projetos (ABP)

  1. Ferramentas web 2.0 para trabalho colaborativo | Inteligência Artificial (IA)
  2. Fase da metodologia
  3. Exemplos de projetos ABP
  4. Planificação de um projeto

Módulo 4 – Tecnologias digitais e estratégias avaliação

  1. Usar as tecnologias digitais na avaliação formativa e sumativa;
  2. Criar ou facilitar abordagens de avaliação inovadoras.

Nota: Esta ação de formação pode ser enquadrada como relevante para a dimensão Científico - Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, de todos os grupos de recrutamento, nos termos da alínea a) do n.º 1, do artigo 3.º, do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, a saber “Enquadrados no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, sobre desenvolvimento curricular, nas suas vertentes de planeamento, realização e avaliação das aprendizagens”; por aplicação do Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a saber n.º 5 – “As ações de formação realizadas desde 1 de setembro de 2016 sobre os conteúdos regulados nos números 1 e 4 do presente artigo, (…) são, excecionalmente, consideradas como efetuadas na dimensão científico - pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125508/24