472 I Educação Inclusiva – Da teoria à prática

18-04-2024

  1. Impacto das orientações políticas nas práticas pedagógicas:
    • A evolução da educação especial para a educação inclusiva;
    • O enquadramento legal da educação inclusiva em Portugal;
    • Intervenção multinível;
    • Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão/ medidas de gestão curricular;
    • Elaboração, implementação e avaliação do RTP, PEI e PIT;
    • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
  2. Valorização da diversidade em sala de aula:
    • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem de todos os alunos - partilha de práticas;
    • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver com a especificidade do aluno;
    • Reflexão sobre casos práticos.
  3. Práticas Pedagógicas inclusivas:
    • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competência dos alunos;
    • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA);
    • Metodologias ativas de aprendizagem.
  4. Gestão da educação inclusiva:
    • Função e ação da EMAEI;
    • Organização e funcionamento das estruturas do CAA;
    • Sistema de Monitorização da Implementação da Educação Inclusiva em Portugal (OCDE, 2022).

Duração25 horas.
Dias de DuraçãoEntre 1 e 8, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125342/24