- Impacto das orientações políticas nas práticas pedagógicas:
- A evolução da educação especial para a educação inclusiva;
- O enquadramento legal da educação inclusiva em Portugal;
- Intervenção multinível;
- Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão/ medidas de gestão curricular;
- Elaboração, implementação e avaliação do RTP, PEI e PIT;
- Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
- Valorização da diversidade em sala de aula:
- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem de todos os alunos - partilha de práticas;
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver com a especificidade do aluno;
- Reflexão sobre casos práticos.
- Práticas Pedagógicas inclusivas:
- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competência dos alunos;
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA);
- Metodologias ativas de aprendizagem.
- Gestão da educação inclusiva:
- Função e ação da EMAEI;
- Organização e funcionamento das estruturas do CAA;
- Sistema de Monitorização da Implementação da Educação Inclusiva em Portugal (OCDE, 2022).
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | Entre 1 e 8, dependendo da turma. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-125342/24 |