470 | O Português Língua Não Materna

02-05-2024

- Escola Inclusiva. /Abordagem ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. (2horas)

- Definição de Português Língua Não Materna. /Grupos de alunos de Português Língua Não Materna./ Medidas de acolhimento. /Medidas de escolarização. /Reflexão sobre a aplicabilidade de recursos digitais nas aulas de Português Língua Não Materna. (3 horas)

-Análise da legislação referente a alunos de Português Língua Não Materna. /Faqs – leitura e análise. /O Perfil do Professor de Português Língua Não Materna. /Reflexão sobre a potencialidade pedagógica da aplicação digital Plickers nas aulas de PLNM.(3horas)

- A avaliação diagnóstica de PLNM. /Análise, em grupo, de teste um teste diagnóstico de posicionamento linguístico./ Análise de exames de PLNM produzidos pelo IAVE / Confronto com as Aprendizagens Essenciais de PLNM./ Os recursos digitais nas aulas de PLNM. (3horas)

- Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. /Aprendizagens Essenciais de Português Língua Não Materna./ Padlet – trabalho prático de mobilização deste recurso digital ao serviço do PLNM. (3 horas)

- Análise em grupo do Portefólio Europeu de Línguas do 1.º Ciclo e do 2.º e 3.º Ciclos. /(Como se organiza? Qual a sua funcionalidade/aplicabilidade pedagógica?/ O que deveríamos atualizar?) / Elaboração de um mapa de conceitos. (3horas)

- Como se ensina e se aprende uma nova língua. /Orientações Metodológicas. /Exemplificação de materiais. (6 horas)

-Apresentação dos trabalhos dos formandos./Avaliação da ação de formação e da formadora. (2horas)

Duração25 horas.
Dias de DuraçãoEntre 1 e 8, dependendo da turma.
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125498/24