ACD 406 | A Dislexia 4.0

03-11-2023

Dotar os docentes de ferramentas que permitam identificar sinais de alerta da Perturbação de Aprendizagem Específica (Dislexia), bem como de procedimentos a adotar após o diagnóstico, concretamente em termos legislativos e de produção de materiais.

- Conceito de Perturbação de aprendizagem específica (PAE), de acordo com o DSM-5; perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura e a especificidade da Dislexia; perturbação de aprendizagem específica com défice na escrita.

- Relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas;

- Os preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;

- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;

- Sinais de alerta, os critérios de diagnóstico das PAE;

- Trabalhar com ferramentas digitais.

Cronograma 6 de setembro de 2023

Sessão 1 - das 09:00h às 12:00h; sessão 2 - das 14:00h às 17:00h.

Duração6 horas.
Dias de DuraçãoEntre 1 e 2, dependendo da turma.
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
AcreditaçãoDespacho n.º 5741/2015 de 29 de maio