Dotar os docentes de ferramentas que permitam identificar sinais de alerta da Perturbação de Aprendizagem Específica (Dislexia), bem como de procedimentos a adotar após o diagnóstico, concretamente em termos legislativos e de produção de materiais.
- Conceito de Perturbação de aprendizagem específica (PAE), de acordo com o DSM-5; perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura e a especificidade da Dislexia; perturbação de aprendizagem específica com défice na escrita.
- Relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas;
- Os preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;
- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;
- Sinais de alerta, os critérios de diagnóstico das PAE;
- Trabalhar com ferramentas digitais.
Cronograma 6 de setembro de 2023
Sessão 1 - das 09:00h às 12:00h; sessão 2 - das 14:00h às 17:00h.
Duração | 6 horas. |
Dias de Duração | Entre 1 e 2, dependendo da turma. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio |